Isto hoje não correu tão bem... mas consegui não quebrar o regime!
Ainda assim, tive de tomar um café com um pacote de açúcar...
Detesto estar incluída na percentagem de mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual.
Estudos revelam que a tensão pré-menstrual afecta cerca de 40% das mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos. Os sintomas aparecem, sensivelmente, uma semana antes da menstruação.
2 a 3 dias antes comigo
A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .
Posso incluir a esta listinha de sintomas, tonturas, cansaço e falta de apetite.
Regra geral o apetite volta quando chega o 'dito' e volta de forma voraz!
Acabo por ser o oposto da maioria das mulheres que têm aumentos de apetite na véspera do período.
Segundo os especialistas, as causas da TMP centram-se numa mudança dos níveis de hormónio durante a segunda fase do ciclo menstrual. Todavia há quem atribua a ansiedade e depressão à progesterona, hormónio feminino que chega ao seu auge durante o referido período do seu ciclo. Embora os sintomas de tensão pré-menstrual possam ser sentidos em qualquer idade, a verdade é que após os 30 anos eles serão sentidos ainda com maior incidência. A partir desta idade, metade das mulheres sofre com este problema, contrapondo os 40% em idades inferiores aos 50 anos.
Após os 30 anos... C'est moi!... Ai que bom...
É frequente que as mulheres, nos dias anteriores ao período, experimentem mudanças hormonais significativas. Para muitas delas estes passam completamente despercebidos, mas para outras podem chegar a ser bastante incômodos e inclusive impedir que elas continuem com sua vida normal. Entre as dores pré-menstruais mais habituais encontram-se a sensação de inchaço no estômago e/ou nos peitos, cansaço e fadiga ou maior sensibilidade.
Os médicos e os entendidos na matéria recomendam pequenas dicas para aliviar estes sintomas: exercício físico, comer menos sal, e consumir menos café, nos dez dias que antecedem a menstruação.
Para amenizar as dores pré-menstruais, evita-se ingerir alimentos pesados como as frutas secas, gorduras e lacticínios. Além de deixar de lado o fumo e o álcool. Trate de beber água e chá.
Descansar e praticar alguns técnicas de relaxamento, como o Yoga, é igualmente útil para contornar o problema.
Pois... tenho tensão baixa. Reduzir no sal é impensável e hoje por exemplo se não fosse a bela da bica tinha ficado 'KO'.
Tenho de ver se faço mais exercício!
Entretanto, já vou a meio da 1ª semana de dieta, sem asneiras, tou a ser muito linda!
E não querendo ser repetitiva, mas o peso monetário desta dieta é uma grande motivação! Cada vez que me lembro dos 136aerius, esqueço logo o pão.
Sim.. pão, é dos alimentos que custa mais abdicar. Sou super fã de todos os hidratos de carbono, mas se evitar a batata, o arroz e a massa não me faz muita confusão.. Comer apenas um pãozinho por dia... Ai, coração...
O pequeno-almoço é neste momento o ponto alto da minha dieta alimentar, o que acaba por ser irónico visto a manhã ser a altura do dia em que tenho menos apetite.
NOTA a mim: Não faças asneira antes de te deitares!!!
Fontes:
http://www.vivendosaudavel.com/dores-pre-menstruais/
http://www.mulherportuguesa.com/saude-a-bem-estar/225/882
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_pr%C3%A9-menstrual
Sem comentários:
Enviar um comentário
"talk to me, que Eu talk to you"