quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

1ª consulta de infertilidade

-"Entre, por favor e tire o casaco."

Estava semi-adormecida, desfez-se do casaco para cima de uma espécie de maca, subiu à balança, desceu e tiraram-lhe a medida da cintura.

-"que idade tem?"
-"30."
- "já alguma vez abortou?"
- "não."
- "já alguma vez esteve grávida?"
- "não."
- (...)
-"espere um bocadinho que o Dr. já os chama."

Eram cerca de 8h30 da manhã, chegaram ao Hospital por volta das 7h15m, Ele comentou com Ela: "Secalhar ainda chegas ao trabalho a tempo."

Entre o tempo de espera, a consulta com a constatação do óbvio, inscrição numa lista de espera num documento .xls com mais de 58 páginas, mais umas análises ao sangue para ambos e marcação de exames,... Ela chegou ao trabalho às 13h em ponto.

No entanto, nada comparado com os dois anos de espera até à ICSI* (Injecção Intra-Citoplasmática de Espermatozoides).

Talvez consigam engravidar antes, talvez o tempo de espera baixe, há fortes prababilidades, afinal e de acordo com o médico é ano de eleições.

Foi numa salinha de espera no Piso 01, para lá ir ter descem-se umas escadinhas, foram dos primeiros a chegar, em meia hora formou-se uma fila até ao fundo do corredor.

Alguns casais trocavam entre si sorrisos cumplices, encostos, olhares de aceitação e esperança.

Para a 1ª consulta vão os dois, depois podem passar a ir Elas sózinhas.

Estavam lá bastantes sózinhas, não partilhavam o ar de desorientação dos casais a inteirarem-se do funcionamento do espaço.

Aguardavam pacientemente a sua vez, com um ar cómodo de quem sabe ao que foi, porque foi e já não tem pressa.

Num placard de cortiça pregadas com pins, sobrepunham-se várias imagens de bebés, meninos, meninas, gêmeos (até tri-gêmeos!) algumas com mensagens de agradecimento.

Ela focou-se no placard, quando se lembrar daquela sala e daquela manhã, vai-se lembrar das imagens de crianças e mensagens felizes, não quer pensar nos rostos apáticos, nos sorrisos tristes, nos olhos delas cheios de lágrimas, quando saíam da salinha de pesagem após o 1º questionário...

Olhou para Ele, apertou-lhe a mão, reconfortada encostou a cabeça no seu ombro e pensou: "Espero nunca ter de vir sózinha...".

* GLOSSÁRIO

Sem comentários:

Enviar um comentário

"talk to me, que Eu talk to you"