quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

mali, mali..

Isto hoje não correu tão bem... mas consegui não quebrar o regime!

Ainda assim, tive de tomar um café com um pacote de açúcar...

Detesto estar incluída na percentagem de mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual.

Estudos revelam que a tensão pré-menstrual afecta cerca de 40% das mulheres, com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos. Os sintomas aparecem, sensivelmente, uma semana antes da menstruação.

2 a 3 dias antes comigo

A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. É caracterizada por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .

Posso incluir a esta listinha de sintomas, tonturas, cansaço e falta de apetite.
Regra geral o apetite volta quando chega o 'dito' e volta de forma voraz!
Acabo por ser o oposto da maioria das mulheres que têm aumentos de apetite na véspera do período.

Segundo os especialistas, as causas da TMP centram-se numa mudança dos níveis de hormónio durante a segunda fase do ciclo menstrual. Todavia há quem atribua a ansiedade e depressão à progesterona, hormónio feminino que chega ao seu auge durante o referido período do seu ciclo. Embora os sintomas de tensão pré-menstrual possam ser sentidos em qualquer idade, a verdade é que após os 30 anos eles serão sentidos ainda com maior incidência. A partir desta idade, metade das mulheres sofre com este problema, contrapondo os 40% em idades inferiores aos 50 anos.

Após os 30 anos... C'est moi!... Ai que bom...

É frequente que as mulheres, nos dias anteriores ao período, experimentem mudanças hormonais significativas. Para muitas delas estes passam completamente despercebidos, mas para outras podem chegar a ser bastante incômodos e inclusive impedir que elas continuem com sua vida normal. Entre as dores pré-menstruais mais habituais encontram-se a sensação de inchaço no estômago e/ou nos peitos, cansaço e fadiga ou maior sensibilidade.

Os médicos e os entendidos na matéria recomendam pequenas dicas para aliviar estes sintomas: exercício físico, comer menos sal, e consumir menos café, nos dez dias que antecedem a menstruação.
Para amenizar as dores pré-menstruais, evita-se ingerir alimentos pesados como as frutas secas, gorduras e lacticínios. Além de deixar de lado o fumo e o álcool. Trate de beber água e chá.
Descansar e praticar alguns técnicas de relaxamento, como o Yoga, é igualmente útil para contornar o problema.


Pois... tenho tensão baixa. Reduzir no sal é impensável e hoje por exemplo se não fosse a bela da bica tinha ficado 'KO'.

Tenho de ver se faço mais exercício!

Entretanto, já vou a meio da 1ª semana de dieta, sem asneiras, tou a ser muito linda!
E não querendo ser repetitiva, mas o peso monetário desta dieta é uma grande motivação! Cada vez que me lembro dos 136aerius, esqueço logo o pão.

Sim.. pão, é dos alimentos que custa mais abdicar. Sou super fã de todos os hidratos de carbono, mas se evitar a batata, o arroz e a massa não me faz muita confusão.. Comer apenas um pãozinho por dia... Ai, coração...

O pequeno-almoço é neste momento o ponto alto da minha dieta alimentar, o que acaba por ser irónico visto a manhã ser a altura do dia em que tenho menos apetite.

NOTA a mim: Não faças asneira antes de te deitares!!!

Fontes:
http://www.vivendosaudavel.com/dores-pre-menstruais/
http://www.mulherportuguesa.com/saude-a-bem-estar/225/882
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_pr%C3%A9-menstrual

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

balanço do 2º dia

Até agora o balanço é positivo, ontem a esta hora sentia-me como se estivesse 'a morrer de fome pelo espaço'.

O que me manteve longe das bolachas torradas foi mesmo o dinheiro que já gastei para perder peso.

Resumindo:
- 75aerius para a consulta;
- 61aerius para as cápsulas.

E isto nesta dieta!

Nem me vou alargar pelas inscrições em ginásios, cremes adelgaçantes e anti - celulite, 'eteceteras'... Por autorecriação já experimentei de tudo o que não precisa de receita médica.

Tentei evitar porque é carissimo, porque gostava de me ter desenrascado sózinha, porque não gosto de ser dependente de 'bengalinhas', mas enfim voltei à dieta em que tive melhores resultados.

Tenho esperança de após perder uns kilinhos com esta 'mãozinha' consiga manter o novo peso.

Preocupa-me a alteração dos ingredientes, porque é como diz o outro 'em equipa vencedora não se toca', mas o substituto também me parece eficiente.

O dia de ontem foi pior que o de hoje, principalmente a tarde, o iogurte do lanche soube a pouco, quase nada; e a sopa de abóbora e alho francês ao jantar... epah sem comentários! (NOTA: Arranjar receitas decentes de sopa sem cenoura e sem batata com urgência).

Hoje tive menos apetite, agora se será já da medicação ou se será de estar a aproximar-se o final do ciclo... pois... não faço idéia, da última vez não me recordo de ter ficado com menos apetite tão depressa.

Bem, a 1ª semana é sempre a pior. Boa sorte para mim e a viagem continua!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Agora é que é!!!

Comecei ontem o programa alimentar, não considero a minha dieta alimentar má. A verdade é que tenho conseguido manter o peso, o que é bom! Não engordar é bom!

Relembrando que em Fevereiro de 2009 pesava 80 e tal kilos, manter o peso já é muito bom.

Iniciei hoje a toma da nova medicação, e não deixam de ter a sua relevância as alterações aos ingredientes das cápsulas.

Então anteriormente:

CENTELHA ASIÁTICA
estimula a circulação, é diurética, antiinflamatório e antibacteriano.

CLORODIAZEPÓXIDO
O clorodiazepóxido é uma substância utilizada com propriedades anestésicas, ansiolíticas (contra ansiedade), hipnóticas e relaxante da musculatura esquelética. Clorodiazepóxido é um derivado da benzodiazepina.

FENOLFTALEÍNA
usado em medicina como laxante

GLUCOMANANO
pode ser utilizado como complemento em dietas de emagrecimento, já que proporciona uma sensação de saciedade no estômago.

FUROSEMIDA
é um diurético

CICLOBUTANEMETA
este foi dificil de pesquisar, aparentemente será a mesma coisa que sirbutamina, em Portugal o nome comercial é Reductil
O Reductil tenho uma vaga idéia de ter sido retirado das farmácias... I wonder why...

Das novas cápsulas, que fui buscar hoje os ingredientes mantém-se excepto o ciclobutanemeta, probably because o Reductil foi proíbido, calcula aqui a je.

Para substituir temos a METFORMINA, um remédio usado há mais de trinta anos no tratamento do diabetes tipo 2. O medicamento promove tanto a perda de peso quanto a redução da gordura visceral – aquela que se concentra ao redor do abdômen.

E ainda o extrato da laranja-amarga (CITRUS AURANTIUM) comercializado como uma forma natural de perder peso. Atribui-se (..) a capacidade de elevar a queima de gorduras.

Fontes:
http://www.fitoterapicos.info/centelha-asiatica.php
http://www.copacabanarunners.net/clorodiazepoxido.html
http://www.dicio.com.br/fenolftaleina_2/
http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/em_foco/1000960.html
http://www.copacabanarunners.net/furosemida.html
http://foruns.pinkblue.com/showthread.php?21243-componente-de-comprimidos
http://www.e-familynet.com/phpbb/a-metformina-agora-e-usada-para-emagr-vt90332.html
http://www.copacabanarunners.net/advantra.html

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

a encomenda chegou...

Hoje já tinha o talãozinho dos correios para levantar a minha medicação.

Vou buscá-la na segunda feira, Natal não é altura para iniciar uma dieta de qualquer das formas.

E já tenho uns sonhos debaixo de olho :oP

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

quase a começar a dieta...

Caro(a) Utente, Acusamos hoje a sua receita médica. Será entregue via CTT normal até 4 dias uteis.

F. Clerigos

Já abasteci de Fluoxetina.

Fluoxetina é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores selectivos da recaptação da serotonina. Suas principais indicações são para uso em depressão moderada a grave, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e bulimia nervosa. É utilizado na forma de cloridrato de fluoxetina, como cápsulas ou em solução oral.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoxetina

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

dia de grande almoçarada

Coincidência, bateu mesmo certinho com o dia da consulta no Póvoas...

Mesmo assim esperava pior.. Vá lá estou a pesar 60,5 kilinhos.

----> A 1ª meta vão ser os 58 kl.

Vou fazer uma breve descrição da consulta, nunca poderia fazer uma descrição extensa... Se disser que estive 15 minutos dentro do consultório é muito...

Basicamente, a paciente é pesada, responde a um par de questões:

- Prisão de ventre?
- Nervosa?

Ahhh, o Dr. mediu-me a tensão (e estava baixa para não variar).

Pedi outra folhinha do Plano Alimentar (quero seguir tudo à risca!).

- "Aqui está a receita."
- "A nova marcação pode ser para daqui a 3 meses?"
- "Pode Dr., obrigada"
- "Ema, prazer em vê-la e Boas Festas."
- "Obrigada, igualmente e até à próxima."

Desta vez, não apanhei seca na sala de espera. Muito bom, para a 1ª consulta aguardei mais de 4 horas. Foi um sábado estragado.

Tive sorte ter arranjado 'este buraquinho' no horário, já andava a tentar obter marcação assim há uns tempos, na esperança de uma desistência. Fui ligando quando me ocorria a ver se tinha sorte, porque a aguardar marcação era sempre para dali a 2 ou 3 meses.